segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sugestão para o Dia das Mães.

Origem do Dia das Mães.

Em 1905 Ana Jarvis, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data. http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml


Livro "Se todas as coisas fossem mães."de Sylvia Orthof.







Sugestões:
Modelinho de Cartão: Utilizar papel colorido e a foto da criança, podemos criar a mensagem junto com a criança.











Atividade sobre o presente que a criança dará a sua mãe. Sugiro valorizar o amor e conversar sobre o que realmente faz uma mãe feliz...presentes bonitos ou bons filhos e filhas.



Acrósticos: São textos em que a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra. Podemos usar apenas palavras ou frases, dependendo do nível de escrita em que cada criança se encontra.

Cada aluno pode criar um acróstico para sua mãe, podendo usar até o nome dela.

Exemplos:


MÃE

AMADA

E FELIZ!




Mãezinha querida

Ãmo muito você

E desejo um feliz dia das mães!

0 comentários: