quarta-feira, 14 de abril de 2010

Métodos de Alfabtização.

Métodos de Alfabetização: Métodos Sintéticos: São os métodos que para alfabetizar partem da parte para o todo. Relacionado os sons como que é escrito. Estudando primeiro as letras, em seguida as sílabas e só depois as palavras e textos.
A aprendizagem por este método ocorre primeiro com a leitura mecânica, onde é feito a simples decodificação dos símbolos. E só depois de saber decifrar é que se aprende a ler para compreender.


Os métodos sintéticos podem ser divididos em três grupos: o alfabético, o fônico e o silábico.

No alfabético, primeiro aprende-se as letras, depois forma-se as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.

No fônico, também conhecido como fonético, o aluno aprende primeiro o som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.

No silábico, aprende-se primeiro as sílabas para formar as palavras.

  • Métodos Analíticos: Ao contrário do método sintético, partem-se o todo para a parte. Isso é, partem do texto para as palavras e depois as sílabas. Apoiando-se na ideia de que a leitura é uma ação global e visual e por isso deve-se partir de algo que tenha signifcado para a criança.

Justificando o método analítico, Nicolas Adam, responsável por suas bases, vai utilizar-se de uma metáfora, dizendo que, quando se apresenta um casaco a uma criança, mostra-se ele todo, e não a gola, depois os bolsos, os botões etc. Adam afirma que é dessa forma que uma criança aprende a falar, portanto deve ser da mesma forma que deve aprender a ler e escrever, partindo do todo, decompondo-o, mais tarde, em porções menores. Para ele, era imprescindível ressaltar a importância que a criança tem de ler e não decifrar o que está escrito, isso quer dizer que ela tem a necessidade de encontrar um significado afetivo e efetivo nas palavras. http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o
O método Analítico se divide em palavração, setenciação ou global.

Na palavração, como o próprio nome diz, inicia-se com a palavra. Primeiro, a criança aprende um grupo de palavras em uma seqüência que engloba todos os sons da língua e, depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases.

Na setenciação, parte-se da frase, que depois é dividida em palavras, e em seguida, em sílabas.

Já no global, também chamado de conto e estória, é formado por várias unidades de leitura com começo, meio e fim, sendo que são ligadas por frases com sentido para formar um enredo de interesse da criança.






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