terça-feira, 28 de setembro de 2010

A internet e a pesquisa- um problema de nossos dias.


Muitas vezes pedimos a nossos alunos pesquisas e recebemos cópias de textos da internet. Esse problema traz a tona a necessidade de que o educador entenda que é papel "nosso" o de ensinar aos estudantes como se faz uma pesquisa e sua função.
Encontrei esse artigo na internet e achei muito interessante, por isso posto-o aqui e deixo o link para quem desejar ler outros bons artigos.


"A responsabilidade das falhas nas pesquisas não é nem da internet, muito menos dos alunos. Cabe a nós, educadores, a função de orientar a realização de tarefas e pesquisas escolares, independentemente da faixa etária do aluno. Nós devemos conduzir esse trabalho, principalmente se essa pesquisa for realizada na internet.

E o que é necessário pautar com os alunos?

1) Comentar sobre as questões éticas da pesquisa, falando sobre propriedade intelectual, direitos autorais, obras de domínio público, uso de imagens, etc. E da internet, não utilizar conteúdos e materiais da web sem autorização ou menção da fonte.

2) Descrever minuciosamente o assunto de que está tratando. Por exemplo, não adianta mandar uma pesquisa sobre “História do Brasil”. É muito amplo! É importante definir especificamente o tema a ser tratado: Família Real, Brasil Colônia, abolição da escravatura e suas consequências econômicas, etc. Deve-se especificar sem medo.

3) Fazer uma pré-seleção de, pelo menos cinco sites fidedignos, nos quais os alunos possam encontrar informações pré-validadas pelo professor.

4) Solicitar outras fontes de informação para tornar a atividade mais ampla, como livros, programas de televisão, filmes, etc. É essencial desmistificar a questão de que a internet é a única fonte de pesquisa. Pode ser a mais rápida, mas não a única, nem tampouco a melhor.

5) Trabalhar com o grupo a diferença entre uma pesquisa e uma simples cópia. Certamente não é uma tarefa simples nem rápida, mas fundamental.

6) Orientar os alunos a estarem “focados” na pesquisa, pois, na web, o risco de dispersão sempre é enorme. O “pecado” mora ao lado!

7) Salientar que a internet é fonte de informação e também de confusão. Pode haver erros conceituais, definições defasadas e toda sorte de inverdades. Tudo precisa ser confirmado com outras fontes! (Vale novamente a dica de solicitar sempre uma segunda fonte que possa confirmar ou contrapor as informações oriundas da internet!)

8) Como o Google é a ferramenta de busca mais popular do momento, apresentar aos alunos o Google scholar (http://scholar.google.com.br/), que é especializado no mundo acadêmico.

9) Caso essa tarefa possa ser ampliada para um projeto, pode-se montar um blog ou uma “wiki” com os alunos e tornar a atividade compartilhada entre a turma e os pais. Os resultados são fantásticos e a publicação é gratuita!

10) Não se omita de dar as devidas orientações aos seus “pupilos”, pois você é corresponsável pela formação dessas vidas!"

Fonte:

http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/leitura.html?newsID=d0adff023366418ba70242fa1cf1caef


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