segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Repetência não melhora desempenho de aluno, diz pesquisa
Estudo realizado pela UFMG com 41 mil crianças mostra que reprovados não aprenderam mais no ano seguinte.



Estudar a mesma série duas vezes seguidas não contribui em nada para a aprendizagem das crianças com dificuldades. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Três pesquisadoras analisaram o desempenho de 41 mil estudantes em dois anos seguidos. Elas garantem que os alunos que ficaram para trás continuaram sem aprender o que deveriam.

As pesquisadoras Vania Candida da Silva, doutoranda em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar), Juliana de Lucena Ruas Riani, da Faculdade de Itaúna, e Tufi Machado Soares, da Universidade Federal de Juiz de Fora, dizem que se não houver projetos específicos para ajudar essas crianças, a repetência só aumenta os traumas e a desmotivação.
“A repetência por si só não é benéfica para o aluno que não consegue adquirir habilidades adequadas ao longo do ano. Se ele não tiver acompanhamento diferenciado, de nada adianta. A reprovação deve ser indicada apenas em casos extremos. Se o método não mudar, esse aluno que não aprendeu vai continuar sem aprender, com a auto-estima baixa e desmotivado”, afirma Juliana.
Durante a pesquisa “Repetir ou progredir? Uma análise da eficiência da repetência nas escolas públicas de Minas Gerais”, Vania, Juliana e Tufi avaliaram os resultados de 41 mil alunos que participaram do Programa de Avaliação do Ciclo Inicial de Alfabetização (Proalfa) de 2008 e 2009. Criado em 2005, o exame pretende medir o desempenho de alunos das séries iniciais das escolas públicas municipais e estaduais de Minas Gerais.
O Proalfa avalia, anualmente, conhecimentos de leitura e escrita de estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Aqueles que não obtêm bons resultados repetem a avaliação no ano seguinte, independentemente da série que estejam cursando. As 41.635 crianças analisadas no estudo apresentaram baixo desempenho em 2009. Do total, 5.483 eram repetentes.
Segundo Juliana, entre os estudantes que apresentaram baixo desempenho em 2008, os que foram aprovados mostraram evolução maior na avaliação do que os repetentes na prova aplicada em 2009. “O que só prova que não adianta repetir sem oferecer acompanhamento adequado ao aluno para que ele supere as deficiências. As séries iniciais são a chave de todo o ensino, por isso escolhemos essa fase para estudar”, diz.
Complicadores
As pesquisadoras ressaltam que, na rede pública mineira, existe uma orientação para que as crianças não sejam reprovadas no ciclo de alfabetização (três primeiras séries do ensino fundamental) e entre os 4º e 5º anos do fundamental. Apesar disso, muitos estudantes continuam sendo reprovados. A rede estadual registrou 9,84% de repetência no 3º ano e a municipal, 14,69%.
No País, o índice de reprovação em 2008 – últimos dados divulgados pelo Ministério da Educação – chegou a 13,5% no 3º ano do fundamental. A porcentagem representa pouco mais de meio milhão de estudantes: 526 mil crianças. Para o Conselho Nacional de Educação (CNE), de acordo com o parecer 04/2008, os alunos que cursam as séries iniciais do ensino fundamental, nas quais ainda estão aprendendo a ler e a escrever, não poderiam ser punidos de forma tão severa.
A pesquisa desenvolvida pela UFMG revela ainda que os meninos representam a maior parte dos estudantes repetentes (57%) e, nesse perfil das crianças que são reprovadas, a maioria não frequentou a pré-escola. Chama a atenção outra característica, talvez a mais perversa: a minoria dos que repetiram em 2009 passavam por isso pela primeira vez (453). Quase 4 mil crianças que participaram do Proalfa já haviam repetido uma ou até três vezes alguma série do ensino fundamental.
O estudo relaciona o desempenho dos estudantes diretamente à qualidade da escola. Os dados analisados pelas pesquisadoras mostram que a proficiência das crianças repetentes é menor quando elas estudam em colégios que também têm desempenho ruim. “Decidimos estudar o tema por causa da falta de consenso entre especialistas sobre o impacto da repetência na vida escolar da criança e porque a base de dados do Proalfa permite o acompanhamento do desempenho dos mesmos estudantes em dois ou mais anos”, destaca Juliana.


Extraído de:


Vi como sugestão em um blog o site abaixo, podemos comprar filmes raros, como o próprio nome diz, dificeis de encontrar e o bacana é que são DVDs originais. Há uma longa lista de títulos.



Livros para baixar.


O site Klick Educação disponibiliza diversas obras literárias para baixar e ler.

São obras clássicas como Viúvinha, O Guarani e outras.




Vídeos: Baixe e Use.


Sugestão encontrada em Nova Escola:


O Baixe e Use é um catálogo com 220 produções originais da TV Câmara disponíveis para download gratuito.

Os assuntos são: Educação, Cidadania, Política, Saúde e outros.



Jogos da Nova Escola.


A revista Nova Escola tem agora uma página com vários jogos, organizados por disciplina e nível de ensino.


Amei e sugiro que visitem.




sexta-feira, 26 de novembro de 2010

FITO- Festival Internacional de Teatro de Objetos.

Está acontecendo em Campo Grande o Festival Internacional de Teatro de Objetos.

Passei por lá ontem e pretendo voltar, são vários espetáculos muito interessantes e divertidos.

O Rafa, meu filho gostou muito do Toc- toque.

Cultura gratuita, não é sempre que temos essa oportunidade.

Vale a pena conferir.




Amigos e amigas,


Quer vender seu carro rapidinho ou encontrar um carro para comprar? Entre no link abaixo.

É de um amigo muito querido e o site está muito bacana.

Além das oportunidades de negócio, encontramos notícias automobilísticas, guia rodoviário para pesquisa, link com o Detran e muito mais.
Acesse e conheça!


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sugestão de Livros para trabalhar a Consciência Negra.

Menina Bonita do Laço de FitaAutor: Ana Maria Machado
Faixa Etária: a partir dos 3 anos
A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.



Luana, A Menina Que Viu O Brasil NenémAutores: Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo
Faixa Etária: 4 a 8 anos
O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.



Tudo Bem Ser DiferenteAutor: Todd Parr
Faixa Etária: 4 a 8 anos
A obra ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos. O autor lida com as diferenças entre as pessoas de uma maneira divertida e simples, abordando assuntos que deixam os adultos sem resposta, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais.



O Menino MarromAutor: Ziraldo
Faixa Etária: a partir de 7 anos
O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.



DiversidadeAutor: Tatiana Belinky
Faixa etária: 8 a 12 anos
O livro mostra, através de versos, porque é importante sermos todos diferentes. A autora fala que não basta reconhecer que as pessoas não são iguais, é preciso saber respeitar as diferenças.



A Bonequinha Preta.Autor: Alaíde Lisboa de Oliveira.
O livro conta a história da amizade de uma menina com sua bonequinha preta.


Meninas Negras.Autor: Madu Costa.
O livro fala de três meninas negras: Dandara, Mariana e Luanda. elas são cheias de alegrias e aprendem sobre a África na escola.








Que cor é a minha?Autor: Martha Todrigues.
O livro mostra, que o Brasil é composto de diferentes raças.












As Tranças de Bintou.
Autor: Sylviane A. Diouf
O livro traz a linda história de Bintou, uma menina negra que sonha em usar tranças como as mulheres de seu povo. Por ser corajosa a menina ganha um toque especial em seus cabelos e isso faz toda a diferença em sua auto-estima.













Minha Família é colorida Autor: Georgina Martins.
Faixa etária: 07 a 12 anos.
O livro conta a história de Ãngelo e sua mãe, que lhe conta a história de sua família para explicar porque cada um tem uma cor e um tipo de cabelos.






Algumas dicas foram retiradas de:


Livros para baixar.

No link abaixo encontrei livros que podemos baixar no computador. Achei interessante porque podemos ler usando o computador, usando o mesmo título com toda a turma.

Há clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, Joãozinho e Maria, A nova Roupa do Imperador, fábulas como a Festa no Céu entre outros.


Jogos on-line:


Para trabalhar as operações matemáticas, uma opção para Sala de Tecnologias é o site que segue. O aluno deverá fazer a conta e clicar na opção com a resposta correta.

Para escolher a operação, clique em Addition ou Subtraction.



domingo, 14 de novembro de 2010

Amigas,
Tive um fim de semana de "mocinha dona de casa", li um monte de sites e gostei de um cheio de dicas de limpeza, de culinária e outras coisas de casa.

Felicidades!!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dino letras.



Meninas da alfabetização,

Hoje entrei no site do Danoninho em busca de umas letras da promoção Dino letras e achei um joguinho bem bacana em que a criança arrasta as letras que formam nos nomes das figuras. A meninada aprende brincando.

http://www.danoninho.com.br/atividade/dino-letras/

E se tiver as letras R, F e L, posso trocar por outras que tenho repetidas.

Beijos e felicidades.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ler faz crescer!


O Banco Itaú está com um projeto muito bacana de incentivo à leitura. Os interessados em receber um kit com 4 livros deve entrar no endereço e fazer o cadastro.
Soube por uma amiga querida, a Rô que sabe como amo a educação e a leitura. Entrei no endereço a abaixo e fiz o meu cadastro, com certeza muitas crianças usufruirão dos livros que receberei.

http://www.lerfazcrescer.com.br/#/home

Parabenizo o Banco Itaú pela iniciativa, Lobato disse que "Um país se faz com homens e livros". Acredito nisso.
Sucesso a todos!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Blog com muitas atividades.

Visitei um blog maravilhoso e quero dividir com vocês.

Nele há muitas atividades de 1º a 5º ano, todas muito interessantes, bonitas e que pode contribuir muito com nosso trabalho.

Parabéns a Eleúzia pelo bom trabalho e principalmente por dividir com todos. Sucesso!!!!

Visitem!!!