quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia do Trabalhador: 1º de Maio.



Dia do Trabalhador.

Devemos incentivar nossos alunos a sonhar a respeito da profissão que vai seguir. Esta é uma oportunidade de mostrar as crianças perspectivas que talvez as famílias não mostrem e que todos temos habilidades que seriam interessantes a uma determinada profissão, além de mexer com o imaginário infantil, que é muito rico e favorece a aprendizagem.


Sugestões:

Palestra de algum profissional podendo ser pai de alunos.
Pesquisar os objetos que o profissional escolhido utiliza e como é o seu cotidiano.
O teatro é uma maneira estimulante e gostosa de aprender. Mas muitas vezes o tempo é curto, então uma ideia é o Jogo de Mímica, onde cada criança pode mostrar a profissão que escolheu e os outros tentam adivinhar.
Em matemática, construir um gráfico com as profissões escolhidas e realizar comparações.
Em produção de textos, a criança pode escrever sobre o que quer ser quando crescer... Explicando o que o profissional faz.
Acredito que seja importante também, conversar sobre o respeito que devemos ter com todas as pessoas independente da função que exercem. Sendo assim, devemos tratar com carinho a pessoa que faz nosso lanche, limpa nossa sala e nos recebe no portão da escola; claro, sem nos esquecer das pessoas de nossas famílias.
Feliz dia do Trabalhador a todos os brasileiros!!!



terça-feira, 27 de abril de 2010

"Um pai cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de um pai."

Vídeo que nos faz pensar...Como cuidamos de nossos idosos.

Recebi por e-mail de uma amiga querida, Lúcia. Obrigada!

O Professor Está Sempre Errado.

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

É jovem, não tem experiência.

É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um pobre coitado.



Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um 'caxias'.

Precisa faltar, é um 'turista'.

Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.

Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó do aluno.

Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.

Não brinca com a turma, é um chato.

Chama a atenção, é um grosso.

Não chama a atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.

A prova é curta, tira as chances do aluno.

Escreve muito, não explica.

Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.

Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.

Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.

O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É... o professor está sempre errado mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sugestão para o Dia das Mães.

Origem do Dia das Mães.

Em 1905 Ana Jarvis, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data. http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml


Livro "Se todas as coisas fossem mães."de Sylvia Orthof.







Sugestões:
Modelinho de Cartão: Utilizar papel colorido e a foto da criança, podemos criar a mensagem junto com a criança.











Atividade sobre o presente que a criança dará a sua mãe. Sugiro valorizar o amor e conversar sobre o que realmente faz uma mãe feliz...presentes bonitos ou bons filhos e filhas.



Acrósticos: São textos em que a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra. Podemos usar apenas palavras ou frases, dependendo do nível de escrita em que cada criança se encontra.

Cada aluno pode criar um acróstico para sua mãe, podendo usar até o nome dela.

Exemplos:


MÃE

AMADA

E FELIZ!




Mãezinha querida

Ãmo muito você

E desejo um feliz dia das mães!

APRENDI.
(Texto de Aluísio Cavalcante Jr).

Por muito tempo pensei que bons professores

Eram aqueles capazes de ensinar muitas lições.

Hoje sei que bons professores

São aqueles que além da capacidade de ensinar,

São também capazes de inspirar novas lições.

Que são capazes de fazer da simplicidade do sorriso,

A matéria prima de uma educação que faz sentido.

Que são capazes de transformar o mundo com a força do bem,
da alegria e da amizade.

Hoje sei que bons professores são aqueles

Que embora saibam a importância

De se ensinar a colher os frutos do futuro,

Dedicam suas vidas a cultivar sementes no presente.

Que sabedores da sua força de educadores,

Semeiam, inspiram e colhem sonhos coletivos de esperança

Nas salas de aula de cada Escola,

Cultivando jardins de afeto pleno

De onde brotam sonhos de um novo mundo,

Nos corações dos muitos alunos


Que a vida lhes deu para cuidar.

domingo, 25 de abril de 2010

Dia da Educação: 28 de Abril.

Educação, palavrinha muito usada em nossos dias...
Compreende dois processos, o de ensinar e o de aprender, e sendo assim não se restringe ao aluno e muito menos ocorre apenas na escola.

Dessa forma, a escola configura como o local em que a educação acontece de forma intencional e sistematizada, afinal é para aprender que mandamos nossos filhos para estudar.

Enquanto isso, os professores enfrentam muitas dúvidas e novas atribuições, se deparam com problemáticas diversas, desde situações de violência até a grande exigência que se faz, já que os alunos de hoje são muito diferentes dos que esperávamos encontrar enquanto estávamos nos bancos das universidades.


Com o advento da internet, o acesso as mais variadas informações se tornou algo rápido e não há mais fronteiras para se chegar ao saber acumulado.

Agora, mais do que "passar" os conteúdos, precisamos ensinar a nossas crianças a buscá-las e a usá-las de maneira eficiente e consciente.




Como se vê não é tarefa fácil ser educador em nossos tempos, requer dedicação, compromisso e amor. Por isso, no dia da EDUCAÇÃO, desejo a todos os professores muito sucesso em seu trabalho, que todos os seus desejos sejam alcançados e que educar lhe faça feliz!!!




quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aniversário da amiga Rosangela.

23 de Abril- Aniversário de minha Amiga muiiiiito Querida:

Rosangela.


"Amiga de infância",

de muitas histórias,

de idas e vindas.



Amiga dos papéis de presente,

do "Vale-cinema",
dos muitos e longos papos por telefone.



Amiga do ponto-cruz,

dos sonhos trocados

(lembra-se que querias casa e família e eu morar sozinha numa casa lindinha toda enfeitada???)




Amiga pra todas as horas!!!

Todas as horas mesmo...

lembra-se dos Natais e viradas de ano

com macarrão e sardinha???

Tudo bem, tinha panetone recheado com sorvete...delícia!!!
e muitos desejos para o novo ano.


Que mais podíamos querer???




Amiga dos artesanatos,

dos bailes, das brigas e distâncias...

Ninguém é perfeito... sou briguenta, e daí?!?!?



Venha a minha casa e verás "Rosangela" em casa cantinho...
guirlanda nas portas,

fotos nas paredes e móveis

vacas para todo lado...


Amiga das vaquinhas, amamos vaquinhas,

quem não as ama que jogue a primeira pedar, hehehehe!!!
Acredite, moramos a mais de 1500km,
mas temos um monte de vaquinhas iguais...

Sempre nos lembramos uma da outra

ao olhar nossa casa.




Amiga talentosa,

de quem ganhei linda vaca, chique que só,

tomando banho na banheira,

isso me inspirou...




Talentosa amiga,

das muitas caixas pintadas,

imãs criativos,

que embelezam meu dia-a-dia.




Amiga, quantas saudades!!!




Amiga, irmã-camarada,

Já que a vida não nos fez "parentes"

dei-lhe meu maior amor...

seu filhocom, moleque sapeca

que espera o abraço gostoso
da Dinda doidinha,
que te enche de lindos presentes.





Ele apesar de não tê-la visto,

sabe-se amado!!

Isso é o que sempre nos importa.

Amamos você! E desejamos bênçãos abundantes,

sonhos realizados, muitos abraços apertados!



Desejamos muitas alegrias, risadas e artes infinitas.
(pinturas, bordados, biscuit, bijus...beijos e amassos...)

Desejamos "muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender"!

Desejamos ainda mais, que Jesus a faça muito feliz!!!



Amiga,



Feliz aniversário!!! Te amamos.

Beijos triplos, muitos beijos triplos!!!



Wal, Cel e Rafa.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Uso de cadeirinhas para bebês em veículos- Eu uso e você?

Use cadeirinha, pela segurança de nossas crianças!


Apartir do dia 09 de junho será obrigatório o uso de cadeirinhas ou bebê conforto para crianças de até 7 anos e meio.
Em minha opinião já deveria ser lei há muito tempo, não carrego meu filho sem a cadeirinha, por amor a ele.

Veja um vídeo simulação de um acidente em que uma criança viaja no colo e depois, na cadeirinha.

http://storage.mais.uol.com.br/embed.swf?mediaId=2107896

Jogos para todas as disciplinas:


Muitos jogos pedagógicos para todas as disciplinas:



quinta-feira, 15 de abril de 2010

21 de Abril- Dia de Tiradentes/ Inconfidência Mineira.


Incofidência Mineira- Dia de Tiradentes.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais, em 1746. Aos nove 9 anos ficou órfão de mãe; aos 11, órfão de pai. Bem cedo começou a trabalhar como vendedor ambulante; mais tarde, tornou-se dentista - daí seu apelido -, depois ingressou na carreira militar e chegou ao posto de alferes (hoje segundo tenente).

Naquela época, as forças opressoras dos colonizadores privilegiavam pessoas de origem portuguesa em detrimento dos brasileiros natos, que eram obrigados a pagar altos impostos. Destes, o mais pesado obrigava o mineiro a entregar a quinta parte da extração de minério à Coroa portuguesa. O não-pagamento do quinto dava origem à de "derrama", ou seja, cobrança à força de impostos extras. Esse regime gerava descontentamento geral e um clima de insurreição entre os colonos.

Um grupo de intelectuais se uniu então, em prol do fim da derrama e em favor da independência do Brasil; entre eles, estava Tiradentes. O movimento recebeu o nome de "Inconfidência Mineira" e tinha objetivos bastante audaciosos:
- realizar um levante armado no dia da derrama;
- proclamar uma República, cuja capital seria São João del Rei;
- abolir a escravidão;
- fundar uma universidade em Vila Rica, nos moldes da Universidade de Coimbra;
- tornar obrigatório o serviço militar, com prêmio para as mães de convocados;
- confeccionar uma bandeira com um triângulo vermelho dentro de um retângulo branco, com os dizeres Libertas quae sera tamem, (Liberdade ainda que tardia).

Um de seus companheiros, Joaquim Silvério dos Reis, denunciou o grupo; todos foram presos. Os acusados acabaram desertando. Mas tarde, foram degredados para a África. Tiradentes, porém, manteve-se fiel ao ideal, assumindo toda a responsabilidade pelo movimento.

Aos 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro, sob a acusação de alta traição. Seu corpo foi esquartejado e espalhado por pontos estratégicos da cidade, para coibir futuros opositores.

Pelo seu martírio em prol dos ideais de liberdade da pátria e do indivíduo, Tiradentes foi nomeado Patrono Cívico da Nação Brasileira, e a data de sua execução foi instituída como feriado nacional.

Autor: (Desconhecido)
http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=2396


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Métodos de Alfabtização.

Métodos de Alfabetização: Métodos Sintéticos: São os métodos que para alfabetizar partem da parte para o todo. Relacionado os sons como que é escrito. Estudando primeiro as letras, em seguida as sílabas e só depois as palavras e textos.
A aprendizagem por este método ocorre primeiro com a leitura mecânica, onde é feito a simples decodificação dos símbolos. E só depois de saber decifrar é que se aprende a ler para compreender.


Os métodos sintéticos podem ser divididos em três grupos: o alfabético, o fônico e o silábico.

No alfabético, primeiro aprende-se as letras, depois forma-se as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.

No fônico, também conhecido como fonético, o aluno aprende primeiro o som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.

No silábico, aprende-se primeiro as sílabas para formar as palavras.

  • Métodos Analíticos: Ao contrário do método sintético, partem-se o todo para a parte. Isso é, partem do texto para as palavras e depois as sílabas. Apoiando-se na ideia de que a leitura é uma ação global e visual e por isso deve-se partir de algo que tenha signifcado para a criança.

Justificando o método analítico, Nicolas Adam, responsável por suas bases, vai utilizar-se de uma metáfora, dizendo que, quando se apresenta um casaco a uma criança, mostra-se ele todo, e não a gola, depois os bolsos, os botões etc. Adam afirma que é dessa forma que uma criança aprende a falar, portanto deve ser da mesma forma que deve aprender a ler e escrever, partindo do todo, decompondo-o, mais tarde, em porções menores. Para ele, era imprescindível ressaltar a importância que a criança tem de ler e não decifrar o que está escrito, isso quer dizer que ela tem a necessidade de encontrar um significado afetivo e efetivo nas palavras. http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o
O método Analítico se divide em palavração, setenciação ou global.

Na palavração, como o próprio nome diz, inicia-se com a palavra. Primeiro, a criança aprende um grupo de palavras em uma seqüência que engloba todos os sons da língua e, depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases.

Na setenciação, parte-se da frase, que depois é dividida em palavras, e em seguida, em sílabas.

Já no global, também chamado de conto e estória, é formado por várias unidades de leitura com começo, meio e fim, sendo que são ligadas por frases com sentido para formar um enredo de interesse da criança.






terça-feira, 13 de abril de 2010

Outras lendas indígenas.

Outras Lendas Indígenas.



O Índo que virou Papagaio.

Dizem os bororos que um indiozinho muito desobediente, um dia, fez tanta estripulia que acabou virando papagaio.
Foi esta a desobediência que o fez virar papagaio-falador. O indiozinho, muito guloso, não tinha paciência para esperar nada. Sua mãe trouxe da floresta algumas mangabas. Colocou-as para assar no moquém (vara que fincam sobre a fogueira).
O borozinho não resistiu e começou a tirar as mangabas quentes, que comia sem mastigar. Imediatamente, começou a gritar.
__Crac... crac... crac...
De tanto gulodice, sapecou a garganta, vomitando tudo.
No mesmo instante, o guloso foi-se transformando: cresceram asas em suas costas e seu corpo cobriu-se de penas. Virou o papagaio que hoje fala tanto.
__Crac... crac... crac...


---------------------------------------------------------------------------


O Índio que virou Porco- espinho.

Num período de seca e pouco peixe, os índios saíam todos os dias para pescar, mas voltavam de mãos vazias.
As mulheres riam e debochavam de seus maridos. Um dia, elas propuseram aos maridos o seguinte: ao invés de eles irem pescar, por que não deixavam irem as mulheres? Os índios concordaram e elas foram. No final do dia, voltaram com o cesto cheio de peixes. Os índios ficaram envergonhados.
À noite, quando se reuniram no centro da aldeia, os homens chegaram à conclusão de que havia um truque na pescaria das mulheres.
__Por que tanta fartura de peixe para eles e para nós nada?
No dia seguinte, ficaram vigiando as mulheres. Quando elas saíram para a pesca, os índios mandaram uma pomba juriti segui-las. A juriti, voando de galho em galho, acompanhou-as. Chegaram elas à beira do rio e cantavam chamando as lontras:
__Queremos peixe... queremos peixe... tragam bastante peixe e em troca lhes daremos um beijo.A juriti, fofoqueira como ela só, voou... voou... até chegar à aldeia. Estava cansada, mas louca para revelar o que tinha visto. Então chamou os índios:
__Fill!... fill!... fill!... eu vi as índias chamarem as lontras! A juriti contou tudo o que se passou na beirado rio. Então os índios, no dia seguinte, prepararam uma armadilha. Untaram as varas com visgo e partiram bem cedinho.
Chegando à beira do rio, agiram da mesma forma que suas esposas. Quando as lontras apareceram, foram fisgadas e estranguladas pelos índios.
Passados alguns dias, as índias foram pescar e encontraram as lontras esquartejadas na beira do rio. Elas ficaram revoltadas e voltaram para a aldeia, onde prepararam uma bebida de pequi, sem tirar os espinhos, oferecendo a bebida aos seus maridos. Eles beberam tudo e os espinhos fincaram em suas gargantas, causando-lhes dor e muitos gemidos.
__Humm... humm... humm...
Então todos os índios se transformaram em porcos-espinhos e estão soltos pelas florestas até hoje.


--------------------------------------------------------------------------------

Textos retirados de:
http://www.pousadadascores.com.br/leitura_virtual/cultura_brasileira/indio.htm


A Lenda da Mandioca.

Lendas são histórias que o povo conta através dos tempos e que geramente procura explicar os fenônemos da natureza.





A Lenda da Mandioca.


Há muito tempo em uma tribo de indios Tupis, nasceu uma indiazinha linda. Seus pais espantaram-se:

-Como é branquinha esta criança!

Chamaram-na de Mani. A menina comia pouco e pouco bebia.

Mani era criança muito alegre e sorridente. Todos da tribo gostavam muito dela.

Uma bela manhã, Mani não se levantou da rede.

O Pajé deu ervas e bebidas à menina. Mani estava sempre sorrindo, mesmo doente.

E sorrindo Mani morreu.

Os pais enterraram-na dentro da própria oca e regaram a sua cova com água, como era de costume dos índios tupis, também com muitas lágrimas de saudade.

Um dia perceberam que do túmulo de Mani nascia uma plantinha verde e vistosa. A plantinha desconhecida crescia depressa.

Poucas luas se passaram e ela estava alta, com um caule forte que até fazia a terrarachar ao redor.

-Vamos cavar?- Comentou a mãe de Mani.

Cavaram um pouco e, a flor da terra, viram umas raízes grossas e morenas, quase d cor dos curumins, nome que dão aos indiozinhos. Mas sob a casquinha marron, lá estava a polpa branquinha, quase da cor de Mani.

-Vamos chamá-la de Mani-oca.- Reolveram os índios.

Transformaram a planta em alimentos, consumido até hoje, a nossa famosa mandioca.



Outra opção, em H.Q.


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Resolução de Contas de Adição online.

Contas de adição.




Jogos para turmas de Alfabetização.

Jogos Para Turmas de Alfabetização:


1) Digite o nome das imagens, se você errar o computador avisará.





2) Cruzadinhas da Tuma da Mônica.
Portal da Turma da Mônica- Histórias em quadrinhos, desenhos para pintar on-line, jogos e muito mais opções para toda a garotada.

3) Diversos jogos para classes de Alfabetização:
Neste jogo, devemos ligar as letras em ordem e forma-se um desenho.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=233
4)Jogo em que a criança deve arrastar a figura para sua letra inicial:


6)Atividade bem legal, o aluno tem várias imagens e deve clicar naquela que iniciar com a letra pedida. Há 4 níveis.











Tabuada on line.

Para memorizar a tabuada

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dia do índio- 19 de Abril.

Atividades sobre o Índio.

O mais importante objetivo que a escola tem é a formação de cidadãos conscientes e críticos.
Nesse sentido torna-se imprescíndivel conhecer a história de nosso país e de seus primeiros habitantes.
Ao estudar a história indígena, a criança aprende a respeitar e valorizar a pluralidade cultural. E ao apropriar-se dessas diferentes linguagens artísticas a criança ainda constrói a sua identidade cultural.



Irei postar algumas ideias de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos.








  • Um pouco da História dos índios: Por meio de conversa com a turma, observar os conhecimentos que já tem sore o assunto.




  • Desenvolver a comparação entre avida e os hábitos dos índios de 1500 com os de hoje, que na sua grande maioria vivem como o "homem branco". Usei como parâmetros para comparar as seguintes perguntas:

Onde moram e onde moravam?

Como conseguem/ conseguiam alimentos?

Onde dormem/ dormiam?

Como se vestem/ vestiam?

Como se enfeitam/ enfeitavam?

Relações de trabalho...


Quando o trabalho acontece com crianças menores, pede-se apenas a ilustração, no caso de serem crianças maiores, além de ilustrar podem escrever sobre o assunto.

Montar uma expsição os trabalhos feitos pelos alunos.


  • Como opção de filmes, temos:

"Tainá- Uma anventura na Amazonia". Que conta a história de uma indiazinha orfã.


"Irmão Urso I e II"- Desenho da Disney.Esse e uma graça!









Música: Após a leitura do poema, cantar a música.












Conversa dirigida sobre os índios e seus hábitos, como de pintar rosto.



Lembrar o amor que o indígenas dedicavam à natureza.

  • Atividades para turmas de alfabetização:





















quinta-feira, 8 de abril de 2010

18 de Abril- Dia Nacional do Livro Infantil.

Dia Nacional do Livro Infantil:

18 de Abril foi instituído dia do livro infantil em homenagem a um grande escrito brasileiro, Monteiro Lobato.


  • Ele foi o criador da Turma do Sítio do Picapau Amarelo, com a boneca de pano chamada de Emília, um sabugo de milho muito esperto, o Visconde de Sabugosa e muitos outros personagens envolvidos em grande aventuras.
    Podemos trabalhar com as crianças várias situações interessantes, postarei algumas sugestõ
    Biografia de Monteiro Lobato: Observar as características da tipologia textual; propor a cada aluno a elaboração da biografia.







  • Para alunos dos 4ºs e 5ºs anos podemos solicitar que eles pesquisem a biografia de Lobato e completem a ficha ao lado:






  • Poema- letra de música de Gilberto Gil: Podemos trabalhar com as características desta tipologia textual( versos, estrofes, rimas), assim como a interpretação das situações da música.
  • Para os alunos em fase de alfabetização, podemos propor a criação de listas:
    a) Com os nomes dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo;


b) Com os animais presentes no Sítio;



c) Das guloseimas que a Tia Nastácia pode fazer,



d) Dos títulos de obras de Lobato presentes na biblioteca de sua escola.


e) Proposição de caça-palavras.






  • Em Matemática podemos criar situações problemas envolvendo as operações que as crianças estiverem estudando, veja alguns exemplos:

1.Tia Nastácia fez 12 quindins e 25 brigadeiros. Quantos doces a tia Nastácia fez?

2.Emília gosta de colecionar coisas. Um dos objetos que ela coleciona são botões. Ela tinha 128 botões e deixou sua caixa cair na grama e depois de recolher todos os botões que encontrou contou-os e tinha apenas 113. Quantos botões a Emília perdeu?

3.Pedrinho recolheu 5 dúzias e 2 dezenas de ovos no galinheiro do Sítio. Quantos ovos foram recolhidos?


  • Sites relacionados com o Sítio do Picapau Amarelo- Para visitar com os alunos:

http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/sitiodopicapau/index.html

http://www.memoriaviva.com.br/mlobato/

http://sitio.globo.com/




Jogo Resta um on-line.



Jogo Resta Um:


Também conhecido como Solitário, tem como finalidade deixar apenas uma peça no tabuleiro.

  • Para eliminar uma bolinha você precisa pulá-la.
  • Você ganha o jogo quando sobrar apenas uma bolinha no tabuleiro.

    Sugestões de Jogo on-line:

http://www.hyperjogos.com/games/resta-1/

Outro link em que se pode jogar o Resta Um, tendo a opção de você ver como seria a resposta correta.

http://www.divertudo.com.br/restaum/restaum.html





Jogo Cercar o gato. Muito interessante!

Jogo: Cercar o Gato.

Jogo Interessante, eu confesso que não consegui cercar o gatinho.
http://www.gamedesign.jp/flash/chatnoir/chatnoir.swf







quarta-feira, 7 de abril de 2010

Matemática- Jogos interessantes.

Jogos Interessantes de Matemática.



O jogo já faz parte do cotidiano da criançada e sua utilização com finalidades pedagógicas podem trazer muitas vantagens, que vão desde o interesse dos alunos até a possibilidade de desenvolver habilidades multidisciplinares. Tudo isso porque os jogos permitem se divertir aprendendo.
Por meio dos jogos desenvolvemos a memória, a capacidade de concentração e a autonomia.
No caso da matemática, em especial a multiplicação, em que se é necessário após compreender a construçao da tabuada, memorizá-la, os jogos podem ser de grande ajuda.


Segue algumas sugestões de jogos que tenho utilizado com meus alunos:

Sugestão 1.

http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html

Nesse jogo a criança deverá descobrir o resultado da tabuada pedida.

Sugestão 2.http://www.aplusmath.com/games/matho/MultMatho.html

Nesse caso, o aluno precisa além de resolver a multiplicação pedida, clicar no resultado correto.

Sugestão 3.

http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?209_tabuada.swf

É possível baixar esse jogo no site da Nova Escola para seu computador, nele o aluno deverá seguir o caminho de acordo com os resultados da tabuada que ele pediu no início do jogo.



Material Dourado- Jogo: Dez não pode!

Jogo Dez não pode
Procedimentos:

Dois dados são lançados pelos alunos a cada rodada do jogo, o resultado obtido indica o número de cubinhos que o jogador deverá pegar.
Toda vez que essa quantidade ultrapassar o 9, o jogador deverá realizar as trocas pertinentes, 10 cubinhos por 1 barrinha ou 10 barrinhas por 1 placa ou 10 placas por um cubo.


Vence o jogo aquele que conseguir primeiro o Cubo ou o número de peças previamente combinado.


Com esse jogo o aluno:

  • Relaciona as peças entre si com base nas quantidades representadas;
  • Realiza agrupamentos, reagrupamentos e trocas
  • e posteriormente compreende a técnica do "vai um" usado nas adições e "empresta um" das subtrações.